sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prefeito investigado deixa cargo e vice assume


O Judiciário determinou o afastamento do prefeito Walter Pereira Filho (PPS), de Varjão de Minas, no Noroeste do estado, após suspeitas de improbidade administrativa. No início da noite desta quarta-feira (14), o vice-prefeito Nadir Venâncio Campos (PHS) assumiu o cargo por determinação do juiz Marcus Caminhas Fasciani. O advogado do prefeito disse que ele entrou com um recurso visando o retorno imediato dele ao cargo.
Para não comprometer as investigações sobre supostos atos de improbidade administrativa – incluindo uma fraude na licitação para contratação de empresa para fazer a coleta do lixo no município e também o uso indevido de máquinas e servidores públicos em obras particulares - o juiz afastou o político do cargo por 180 dias por conta de uma ação de medida cautelar, proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE).
A ordem judicial obriga, ainda, que seis servidores municipais também sejam afastados. Entre eles estão o secretário municipal de Compras, Geraldo José Pereira, que é irmão do prefeito, e da secretária de Ação Social, Adriana de Fátima Araújo, esposa de Walter.

As exonerações dos cargos de confiança estão entre os primeiros atos do prefeito em exercício. "O primeiro passo é exonerá-los e empossar os novos secretários. Também vamos fazer uma auditoria para ver o que está acontecendo, qual documentação está faltando, tem computadores que ainda não conseguimos acessar", disse Nadir.


Assim que assumiu a Prefeitura, o vice-prefeito se deparou com uma situação grave. A sala onde deveria ser o gabinete dele foi transformada em um depósito com vários objetos, roupas, sapatos, brinquedos e alimentos que comporiam as cestas básicas que deveriam ter sido distribuídas para a população de baixa renda. A maioria dos alimentos está com o prazo de validade vencido há quase um ano. Algumas embalagens foram raspadas no local onde deveria mostrar o prazo de validade. "É muito lamentável tudo isso uma vez que em nossa cidade tem muita gente passando fome, enquanto esses alimentos foram todos desperdiçados", comentou o atual prefeito.


No setor financeiro, o advogado de Nadir apontou novos indícios de irregularidades. Segundo ele, foram encontradas notas emitidas e empenhadas após as 18h desta quarta, quando Nadir já havia assumido a Prefeitura. Além disso, ele também encontrou documentos pagos sem assinatura, com valores que variam de R$ 4 mil a R$ 11 mil pelo mesmo fornecedor. O advogado de Walter, Daniel Sousa, disse que o vice-prefeito e correligionários passaram a noite na Prefeitura alterando itens de lugar, retirando e colocando documentos e objetos que não existiam na Prefeitura, na tentativa de simular uma situação que não representa a realidade. Ele entrou com um recurso visando o retorno imediato do prefeito ao cargo. O prefeito em exercício negou a acusação.



A entrada no prédio foi acompanhada por outras testemunhas e funcionários que ainda estavam na Prefeitura. A secretária de Ação Social, Adriana de Fátima Araújo e o secretário de Compras ainda não manifestaram sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário