segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Periscópio: Colunista Amélio Bicudo polemiza bastidores da Política Regional


PEDIDO MUSICAL
            Com receio de levar um puxão de orelha de algum patrão, o apresentador do programa Show da Manhã, ex-vereador Isaac Di Kaltma (PTB), da Rádio Montanheza, não atendeu ao pertinente pedido musical de um ouvinte que ofereceu a canção “Aceita que dói menos”, de Chico Amado & Xodó, para o inflamado senador Aécio Neves (PSDB) e a turma inconformada de Vazante, que ainda não engoliu a reeleição de Dilma Rousseff (PT) e a vitória de Antônio Andrade (PMDB) e Fernando Pimentel (PT).
CARA AMARRADA
             Uns insinuam que ele é depressivo. Outros dizem que ele anda apenas mal humorado. Mas o perfil carrancudo e taciturno do prefeito de Guarda-Mor Edgar José de Lima (PSDB) não reflete a inegável aprovação popular do seu governo, que tem ótimas avaliações em vários setores, especialmente na qualidade do serviço de saúde e manutenção das estradas rurais. Com sua cara amarrada e reclamando de tudo, Edgar transmite a falsa impressão de que é um político avesso ao diálogo, suscitando críticas de adversários, distanciamento de aliados e até rejeições injustificadas de quem está muito satisfeito com o desempenho da sua administração.          
SEM TODDY
            Para cumprir uma promessa eleitoreira de fornecer leite com Toddy a famílias de baixa renda, o prefeito de Vazante, José Benedito (PHS) reduziu drasticamente o número de beneficiários do antigo programa “Leite é Vida”, criado pelo ex-prefeito Orlando Fialho. Rebatizado com o nome de “Leite é Saúde”, o programa só foi reativado em setembro deste ano e está atendendo somente 150 famílias com o fornecimento de leite e um achocolatado – de outra marca. Na administração passada o programa atendia cerca de 700 famílias com distribuição diária de leite – sem Toddy.    
TAXA DO VICE
            O prefeito José Benedito pode recorrer a um meio ardiloso para continuar esquivando-se do seu principal compromisso de campanha: acabar com a cobrança da Taxa de Esgoto. Agora, ele deve transferir para o vice-governador eleito Antônio Andrade (PMDB) a tarefa de intermediar a negociação junto à Copasa. Trocando em miúdos, quem fez o compromisso foi Dr. José, mas a responsabilidade de cumpri-lo passaria a ser de Antônio Andrade. E num remoto caso de extinção ou redução do valor da taxa, o mérito seria de quem: do prefeito ou do vice-governador?   
BOLA NAS COSTAS
              Além de representar uma evidente contenção de gastos, a programação oficial dos 61 anos de Vazante – comemorado em 12 de dezembro – parece ter sido encomendada sob medida para alavancar a possível candidatura do prefeitável Adilson Bastos (PMDB), secretário municipal de Esportes. Basicamente voltadas para o público desportista, as comemorações incluíram a tradicional Corrida do Aniversário da Cidade, a final da Copa Futsal e o chamado Super Clássico, confraternização de boleiros no estádio Gigante da Colina. Pergunta-se: a “Festa do Esporte” pode render votos ou bola nas costas para o secretário?   
 TA NO SANGUE
            Pelo sim ou pelo não, Adilson Bastos pode mesmo se precaver caso tenha realmente intenção de ser candidato a prefeito nas eleições de 2016. Apesar de já ter declarado à imprensa local que não pretende prosseguir na vida pública após cumprir seu mandato, o prefeito José Benedito estaria dando sinais visíveis (e “ouvíveis”) de que não deve abrir mão de tentar a reeleição se chegar ao final do governo sem tropeçar em índices inaceitáveis de rejeição. Dias desses, o próprio Dr. José teria revelado sua intenção a um conhecido empreiteiro da cidade e justificado porque não consegue largar a política: “Ta no sangue”.   
MUI AMIGO
            Eleito com a margem apertada de 2.899 votos contra 2.809 votos do seu adversário, o prefeito de Lagoa Grande, médico Márcio Valeriano (PRB), encerra seu segundo ano de mandato com onze obras em andamento e uma dupla oposição pela frente – fatos únicos na região. Por um lado, o prefeito enfrenta o revanchismo de lideranças do grupo derrotado que, até hoje, não se conformam com a sua legítima vitória por apenas 1,58% dos votos apurados nas eleições de 2012. Por outro lado, Dr. Márcio tem o fogo “mui amigo” de antigos aliados de campanha que já estariam articulando o lançamento de um candidato, com uma possível união das duas correntes, para enfrentá-lo na próxima eleição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário