quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Matéria do Jornal DeFato ganha repercussão nacional

A nova temporada de chuvas, que já deu uma razoável sobrevida aos mananciais de Vazante e região, não pode postergar as discussões que envolvem o futuro do Rio Santa Carina. Menos conhecido que os grandes rios da bacia do São Francisco no Noroeste Mineiro, ele tem sido alvo freqüente de repercussões midiáticas nos últimos anos, com preocupantes notícias de sua degradação ambiental. Da poluição por escoamentos de esgotos, a inexplicáveis mortandades de peixes e até a contaminação das águas por metais pesados, tudo já foi manchete na imprensa local e regional sobre sua lenta agonia.
         Castigado pela longa estiagem deste ano, o rio novamente virou notícia com a revelação de mais uma grave ameaça a sua sobrevivência. Os primeiros alertas foram feitos em meados de outubro por ribeirinhos que perceberam a existência de dolinas no fundo do rio, num extenso trecho circundante a área de mineração da Votorantin Metais. Com a queda do nível do Santa Catarina, as crateras engoliram a maior parte do volume das suas águas, um fenômeno impressionante e assustador.
         Na tarde do dia 7 de novembro, a reportagem do DeFato foi acionada para registrar um desastroso efeito do fenômeno, que ocorreu na região do Arrependido. Conforme comprovou o jornal (fotos), o percurso das águas do rio foi praticamente interrompido abaixo da antiga ponte do Miralha, na divisa de Vazante e Lagamar. Acima da ponte, poços de água parada escoavam lentamente por dois pequenos filetes pelo leito seco do rio. O local, em que a sua largura natural atinge cerca de 20 metros, virou um vão aberto para a passagem de veículos, cujos motoristas evitavam a travessia pela velha e insegura ponte.
         O leito reduzido a areia, cascalho e vasta vegetação pode ter interrompido o início da sua piracema, porque é justamente neste período do ano que os peixes sobem pelo rio para desovar e procriar.  “Há mais de quarenta anos que moro por aqui e nunca vi acontecer uma coisa desta.”, afirmou um fazendeiro que passava de carro pelo vão. Para os ribeirinhos, a interrupção do Rio Santa Catarina seria mais por conta do surgimento das dolinas que pela falta de chuvas. “Já tivemos secas iguais ou até piores no passado sem que o rio chegasse a este ponto.”, lamentou outro antigo morador da região. 
         Seja por mero desconhecimento, ou talvez pela sábia percepção da gente vazantina, a ocorrência de dolinas em Vazante é sempre relacionada às atividades da Votorantin Metais. Por isso, a direção da empresa apressou-se em buscar uma solução para o desastre e recorrer à imprensa local para justificar o fenômeno. 
         Em entrevistas às rádios Montanheza, FM Liberdade e TV Noroeste, o gerente da mineradora, Antônio Padron, revelou que a primeira dolina surgida no leito do rio foi identificada em 2001. Segundo ele, a partir daquele ano o número de dolinas no Santa Catarina subiu para treze, sendo doze delas antigas, que a empresa já havia notificado aos órgãos ambientais. Conforme o gerente, a quantidade de crateras no rio só foi percebida pelos ribeirinhos por causa do longo período de estiagem que provocou a drástica redução do seu nível. Ele disse que isto criou a impressão de que novas dolinas estão surgindo no rio, o que não seria verdade.
         Medições feitas pela Votorantin Metais indicaram que a vazão do Santa Catarina caiu de 7.200 metros cúbicos de água por hora, no auge da seca de 2013, para 4.800 metros cúbicos na estiagem deste ano.
         Antônio Padron informou que medidas emergenciais foram tomadas pela empresa para tentar conter provisoriamente o esvaziamento do leito do Rio Santa Catarina e desmentiu os comentários de que as águas absorvidas pelas crateras teriam atingido a lavra subterrânea da mineradora. Ele esclareceu ainda que, por recomendação técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), as dolinas foram tapadas com mantas impermeáveis.  Espera-se que a situação seja contornada com a chegada das chuvas e o reabastecimento dos lençóis freáticos nas áreas afetadas. A empresa também se comprometeu a refazer a mata ciliar nos locais em que realizou as intervenções no rio.
         Estudos de especialistas indicam que o impacto ambiental causado pelas atividades da Votorantin Metais em Vazante aumentou absurdamente a partir da década de 1990, após o esgotamento da extração de zinco na superfície. Daquele tempo pra cá, a empresa passou a extrair o minério na lavra subterrânea que, hoje, tem aproximadamente 350 metros de profundidade e mais de 100 quilômetros de galerias.  Naquela época, um laudo da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) confirmou que a nova forma de exploração do minério causaria a chamada “subsistência do solo”, afundamento de terrenos por escassez de água no subsolo.
         Em abril de 1999, cerca de dois anos antes do surgimento da primeira dolina no Rio Santa Catarina, as escavações na lavra atingiram um imenso lençol freático forçando a mineradora a bombear sistematicamente grande quantidade de água extraída da mina até os dias atuais. Naquela ocasião, um documento elaborado pelo ex-vereador Donizetti Vida para a Promotoria Pública de Vazante alertou para a dimensão do que havia ocorrido: "o desperdício de água, numa proporção de 180.000 metros cúbicos por dia, seria suficiente para abastecer uma cidade com 360 mil residências com consumo diário de 500 litros cada". A temeridade da denúncia do vereador na ocasião seria ainda mais assombrosa nestes tempos de reservatórios vazios.
         Durante os seus três mandatos, Donizete Vida foi um solitário e aguerrido defensor da maior fiscalização e controle das atividades da mineradora, para evitar outras catástrofes ambientais no município, como o sumiço do Poço Verde e da Lagoa do Sucuri. Antes que o velho “Catirina” venha a morrer de sede - por força da grana que ergue e destrói coisas belas - há uma questão pertinente que precisa ser considerada nas reflexões sobre as operações da Votorantim Metais em Vazante: “Quem ganha mais: a empresa ou a cidade?”.
         Não resta dúvida de que a Votorantim Metais é essencial para o município, promovendo divisas, proporcionando a geração de emprego e renda, arrecadação de tributos e movimento na economia local. Por outro lado, de onde ela extrairia com a mesma abundância este raro e valioso produto que vem lhe garantindo bilhões em lucros ao longo de tantos anos, senão na própria Capital do Zinco? 

                            (REDAÇÃO: LANDO LACERDA)

Um comentário:

  1. Prefeito, vereadores e população de vazante deveriam mobilizar para acabar com essa poca vergonha. Essa mentirada da empresa que so toma de vazante. mentiras e mentiras. fato que o gerente mente das dolinas. ta na hora ou ja passou da hora de alguem serio da empresa responder estes questões. parabens valmir e lando, mostraram que tem coragem e não ficam lendo notas. mostraram posturas que deveria vir do prefeito. falta que o donizete vida faz viu. sumiu o rio, daqui a pouco é vazante.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário