domingo, 7 de dezembro de 2014

A Casa agradece: Beca será presidente da Câmara pela terceira vez


Aos 59 anos de idade e com seis mandatos consecutivos o vereador Belchior Beca, do PSDB, adicionou mais uma conquista no seu currículo político ao ser eleito pela terceira vez á Presidência da Câmara Municipal de Vazante. Na eleição, ocorrida no dia 17 de novembro, ele venceu o ex-presidente da Casa, vereador Eli Custódio, do PMDB, por 6 votos a 5. A votação apertada deflagrou uma virada do bloco da situação e colocou em xeque a unidade da bancada de vereadores da oposição, que não terá o controle do Legislativo justamente na gestão de 2015/2016, período que antecede a próxima sucessão municipal.
         Nas duas ocasiões em que ocupou o cargo – 1998/2000 e 2010/2012 – Belchior Beca foi um presidente moderado, que primou especialmente pela valorização dos vereadores e das funções parlamentares.  Na sua primeira gestão, ele também revelou seu lado empreendedor ao dar início e praticamente concluir a construção da sede própria da Câmara Municipal que, até então, funcionava em instalações precárias no subsolo do prédio da Prefeitura.
            Ao longo dos seus 26 anos de vereança, Beca tem demonstrado que não se submete às imposições partidárias, mas cultua com muito zelo as virtudes do companheirismo político. Um dos seus inegáveis méritos é discernir o verdadeiro papel do legislativo e suas implicações políticas no âmbito do governo e na sociedade. “Toda vez que se faz uma besteira na Câmara Municipal, quem paga a conta é a comunidade.”, define.
         Fiel a este ritual de legislador, Beca atua com legitimidade nas circunstâncias em que as decisões do plenário não podem colidir com o interesse público, mesmo que sejam contrárias à vontade dos vereadores. Ele próprio já foi penitenciado em várias ocasiões em que não compartilhou de decisões que julgava impróprias aos seus conceitos políticos e desejo popular.
         No próximo ano Belchior Beca assumirá novamente a Presidência da Câmara Municipal, da mesma forma como ocorreu em suas gestões anteriores. Mesmo tendo sido eleito pelo bloco de apoio ao prefeito José Benedito (PHS), ele garante que não ficará atrelado ao comando do Poder Executivo. “Também não vou representar a corrente de oposição, porque o cargo exige coerência e neutralidade do seu ocupante. No que depender de mim, o perfil do Legislativo será sempre o de corresponder aos anseios da população, recriminando os erros e contribuindo no que for preciso para a melhoria da administração pública.”, promete.
Na prática, Belchior Beca pode mudar a imagem da Câmara Municipal, que anda bem desgastada por falta de repercussão positiva do trabalho dos atuais vereadores, motivo pelo qual, a Casa agradece.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário