domingo, 14 de dezembro de 2014

Detentos usam serra para fugir de cadeia em Vazante

Com a ajuda de uma serra, três detentos conseguiram na sexta-feira (12) cortar as grades de uma das celas e escapar. Somente um deles foi apreendido à tempo por um policial civil que estava de plantão na cadeia. Jucemario dos Santos Cardoso, de 36 anos, e Tadeu Henrique Monteiro dos Santos, de 24, ainda estão sendo procurados. O primeiro cumpria pena por tráfico de drogas. Já o segundo foi preso ao tentar jogar drogas na cadeia. O terceiro detento, Geraldo Antônio Moreira, de 20, cumpre pena por homicídio, tráfico e roubo. A movimentação dos presidiários foi vista pelo policial civil por meio do sistema de vigilância quando eles já estavam perto de deixar o local. O agente deu a volta na cadeia e conseguiu alcançar Geraldo quando ele já estava na rua.


Segundo informações, a cadeia que comporta 34 pessoas conta atualmente com mais de 50 detentos. Os presos são divididos em sete das oito celas existentes e vigiados por um agente penitenciário por turno. Outros três policiais civis também trabalham no local durante o dia, mas somente um pela noite. “A gente trabalha sob pressão. É muito arriscado ficar assim. Tememos pela nossa segurança e a dos detentos”, reclama.

Minas Gerais tem, atualmente, a segunda maior população carcerária do país com 20.370 presos em regime fechado, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. O número não inclui outros 26 mil detentos provisórios, que compartilham o mesmo espaço que os demais. No total, o estado tem 59.849 presos, quantia bem superior às quase 38 mil vagas, o que gera um déficit de cerca de 22 mil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário