segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Rui Côrtes: QUEM SERIA SEU CANDIDATO PARA 2016?


Jacques. José Benedito. Alcides Diniz. Orlando Fialho.
Dizem que voltar com O EX é a mesma coisa que comprar um carro usado que já foi seu. Volta com os mesmos defeitos e mais rodado. Poderíamos usar o mesmo raciocínio na hora de reeleger um EX?
Político é um bicho inteligente. O verdadeiro sábio não se impõe como candidato. Espera sua vez. Aguarda calmamente e espera que seu nome seja ovacionado pela multidão. Os ex-prefeitos de Vazante: Jacques Soares Guimarães, Alcides Diniz, Orlando Fialho e José Benedito tem se portado com muita cautela. Nos bastidores negam que queiram candidatar-se a prefeito em 2016. Porém, sabemos que eles despontam como possíveis cabeças de chapa, mesmo que isso contrarie a ONDA DE MUDANÇA que emerge das novas forças políticas.
            Ouvi de longe algum leitor esbravejando: Não voto em nenhum dos quatro.Voto nulo ou branco. Pois bem. Sendo assim, você contribuirá de qualquer forma para eleger aquele que tiver a maioria dos votos. Você não anulará o candidato, mas sim o seu direito legítimo de votar.
            Faltam pouco mais de dois anos. Seremos novamente chamados para eleger o novo prefeito de Vazante. No próximo ano que se inicia teremos um vendaval de acordos, conchaves e articulações. O que for feito em 2015 refletirá decisivamente em 2016. Não se faz política faltando apenas três meses para a eleição. Isso precisa ficar bem claro nas nossas cabeças e na “cachola” das lideranças políticas.
            Vamos supor que nos reste escolher entre um deles: ALCIDES. JACQUES. ORLANDO. JOSÉ BENEDITO. Qual deles você considera que mereça uma segunda ou terceira chance, ou se você preferir, qual deles é o menos pior no que tange à administração pública?
            É inegável a influência que o ex-prefeito Alcides Diniz tem sobre uma parcela significativa da população. Fala a seu favor uma administração que garantiu o cumprimentou da Lei da Responsabilidade Fiscal, além de um governo atuante na Saúde e no Social.
            Orlando Fialho aparece como “o injustiçado” e possui retórica e companheiros fieis capazes de abalar qualquer adversário. Seu governo “CARINHOSO” torna o ex-prefeito um forte candidato, principalmente por ser um dos preferidos do vice-governador de Minas Gerais.
            José Benedito é sempre uma caixinha de surpresa. Quando todos acham que ele é carta fora do baralho, surpreende e aparece como o grande Salvador da Pátria. Consegue dar nó até em pingo d’água. Além do mais, possui dois anos pela frente e a máquina pública a seu dispor.
            Jacques é o mais modesto entre todos. É o único que possui a consciência tranquila e a sensação de dever cumprido. Tem a seu favor dois mandatos de alto nível, marcados por obras, investimentos em saúde e educação. Sem dúvida, é o que mais tem argumentos suficientes para ser eleito em 2016. No entanto, carrega consigo ainda o estigma da derrota na sua última disputa e da frieza no trato com a grande população.
            Sou um defensor ferrenho da nova política e da ascensão de novas lideranças, mas preciso assumir, publicamente, que estou pessimista e sem esperanças de que isso ocorra. A impressão que tenho é que haveremos de beber em fontes obsoletas para tentar “reconstruir o futuro”. Acredito que todos os citados nesse artigo possuam qualidades e defeitos e que eles, sem exceção, contribuíram para o progresso de Vazante. Mas a dúvida que me consome é a seguinte:
Qual deles merece uma nova chance? Quem já foi reprovado, merece repetir a série?
Queridos leitores (a), não farei a coluna do mês de Dezembro, por motivos particulares. Agradeço o carinho de vocês. Minha inspiração é saber que a maioria de vocês segue mensalmente minha coluna. Deixo um abraço carinhoso. Desejo antecipadamente um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado. Fiquem todos em paz. A gente se encontra novamente em Janeiro do ano vindouro. Aguardem-me. Logo estarei de volta.  Abraços!
ruipcortes@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário