Quando criança, quando começamos a
falar, todos acham o ato maravilhoso, mesmo que saia tudo meio atrapalhado.
Depois de algum tempo, no entanto, começam as correções. Detestamos isso e
pensamos até em parar de falar, mas acabamos nos adaptando por uma questão de
sobrevivência. Com a escrita acontece o mesmo processo. Começamos a
escrever, e tudo é lindo. Logo, porém, começam as correções. Poucos conseguem
manter vivo aquele gostinho de escrever o que lhes vem à cabeça, mas muitos
nunca mais escrevem. Mesmo assim, cada vez mais necessitamos dessa forma de
expressão, por isso temos de REaprender o gosto pela escrita ou, no mínimo,
perder o medo de usar a escrita. O primeiro passo é compreender que língua
não é somente gramática. É muito mais do que isso: é comunicação. Sempre que
queremos comunicar algo, falamos e, quando não podemos falar, escrevemos. Só
isso! Escrever serve, no final das contas, para comunicar algo a alguém. Nada
mais, nada menos! Ao escrever ou falar, podemos comunicar exatamente as mesmas coisas,
mas como na escrita não temos o recurso da repetição, da mudança do tom da voz,
de perguntar “né?”, de gesticular etc., precisamos deixar tudo muito
claro. Da mesma forma em que um dia aprendemos a falar, depois de muito
treino, falando e falando, também devemos agora escrever e escrever. Não perca,
por isso, nenhuma oportunidade de escrever frases, poemas, diários, e-mails,
cartas (mesmo que nunca vá enviá-las), crônicas, contos e, porque não,
romances. Você pode um dia até ser famoso. Escreva! Produza sem
compromisso, porque, na hora H, você estará mais seguro e garantindo preciosos
pontos a mais na redação do Enem. O quadro, a seguir, apresenta os seis
níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência
1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal
da Língua Portuguesa. 200 PONTOS -
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e
de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem
reincidência. 160 PONTOS - Demonstra
bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de
registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120
PONTOS - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
gramaticais e de convenções da escrita. 80 PONTOS - Demonstra domínio insuficiente da modalidade
escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha
de registro e de convenções da escrita. 40 PONTOS - Demonstra domínio precário da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e
frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 0
PONTO - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa.
Dagma Alves Rosa tem
orgulho de ser professora de Língua Portuguesa e Literatura brasileira no
Centro Educacional Sebastiana Alves (CESA) e na Escola Estadual
Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
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