sexta-feira, 4 de julho de 2014

Lição Prática: Níveis de desempenho para avaliar a Competência 1

Quando criança, quando começamos a falar, todos acham o ato maravilhoso, mesmo que saia tudo meio atrapalhado. Depois de algum tempo, no entanto, começam as correções. Detestamos isso e pensamos até em parar de falar, mas acabamos nos adaptando por uma questão de sobrevivência. Com a escrita acontece o mesmo processo. Começamos a escrever, e tudo é lindo. Logo, porém, começam as correções. Poucos conseguem manter vivo aquele gostinho de escrever o que lhes vem à cabeça, mas muitos nunca mais escrevem. Mesmo assim, cada vez mais necessitamos dessa forma de expressão, por isso temos de REaprender o gosto pela escrita ou, no mínimo, perder o medo de usar a escrita. O primeiro passo é compreender que língua não é somente gramática. É muito mais do que isso: é comunicação. Sempre que queremos comunicar algo, falamos e, quando não podemos falar, escrevemos. Só isso! Escrever serve, no final das contas, para comunicar algo a alguém. Nada mais, nada menos! Ao escrever ou falar, podemos comunicar exatamente as mesmas coisas, mas como na escrita não temos o recurso da repetição, da mudança do tom da voz, de perguntar “né?”, de gesticular etc., precisamos deixar tudo muito claro. Da mesma forma em que um dia aprendemos a falar, depois de muito treino, falando e falando, também devemos agora escrever e escrever. Não perca, por isso, nenhuma oportunidade de escrever frases, poemas, diários, e-mails, cartas (mesmo que nunca vá enviá-las), crônicas, contos e, porque não, romances. Você pode um dia até ser famoso. Escreva! Produza sem compromisso, porque, na hora H, você estará mais seguro e garantindo preciosos pontos a mais na redação do Enem. O quadro, a seguir, apresenta os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200 PONTOS - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. 160 PONTOS - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120 PONTOS - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 80 PONTOS - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 40 PONTOS - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 0 PONTO - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Dagma Alves Rosa tem orgulho de ser professora de Língua Portuguesa e Literatura brasileira no Centro Educacional Sebastiana Alves (CESA) e na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

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