quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Tragédia anunciada: Matéria especial retrata o acidente que abalou Vazante

Tragédia anunciada: Matéria especial retrata o acidente que abalou Vazante.

Ainda hoje circulando nas ruas a edição 16 do Jornal DeFato.









Notícia na íntegra:

TRAGÉDIA ANUNCIADA
Sensores de segurança já indicavam risco do acidente que matou eletricista da Votorantim Metais

Fernando Custódio foi o 19º operário morto em acidentes de trabalho ocorridos na Votorantim em Vazante

Ocorrida na noite do dia 18, quinta-feira, na lavra subterrânea da Votorantim Metais/Vazante, a morte do eletricista Fernando Carlos Reis, de 32 anos, foi uma fatalidade prenunciada pelos sensores de segurança da companhia. Uma semana antes, na sexta-feira, dia 12, o gerente local da mineradora, Antônio Padrón, convocou um DDS (Diálogo Diário de Segurança) para alertar a todos os funcionários e o pessoal terceirizado sobre os indicativos dos riscos de acontecer um acidente fatal na empresa. Na oportunidade, ele demonstrou sérias preocupações com o aumento gradual dos níveis de incidentes registrados por conta do relaxamento dos operários com as normas de segurança adotadas pela mineradora. Falando com severidade, Padrón parecia fazer uma premonição que acabou se consumando no óbito do eletricista, vítima de uma descarga de 440 volts quando fazia manutenção em um painel de controle elétrico no interior da mina. Colegas de Fernando Carlos Reis - que era mais conhecido como Fernando Custódio e trabalhava há 11 anos na empresa - garantem que ele estava usando todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
            Com mais este trágico acidente, o número de trabalhadores mortos em serviço na unidade da Votorantim Metais/Vazante subiu para dezenove, o que representa uma média acima de 1,5 óbitos por ano. Os dados oficiais do histórico de vítimas fatais na empresa tiveram início em 1985, quando dois engenheiros e cinco operários morreram eletrocutados na lavra subterrânea devido ao rompimento de um cabo de energia. “Os números de acidentes ocorridos antes daquele ano são imprecisos, porque não existia o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos naquela época”, lembra o vice-presidente da entidade, Leonardo Ramos.
            Os acidentes fatais mais recentes com operários efetivos da mineradora aconteceram em 2005 e 2007, com as mortes dos trabalhadores Nildo Antônio de Lima e Celso Fernandes da Fonseca, também no interior da lavra. Entretanto, o último acidente fatal ocorrido na empresa foi no dia 1º de setembro de 2011, quando o operário Lester da Costa Gondin, da empresa MHS, empresa prestadora de serviços, morreu vítima de uma queda de uma plataforma em construção.
        No velório e no sepultamento de Fernando Custódio, além da consternação pelo seu falecimento, era visível o receio de alguns operários da Votorantim Metais, diante das perspectivas de acontecer novos acidentes na mina. Para sustentar a extração economicamente viável de zinco e cumprir as metas apertadas de produção, a empresa investe vertiginosamente na expansão da lavra, que já estaria com cerca de 350m de profundidade, mais de 100 km de galerias e uma crescente vazão do lençol freático. Essas dimensões gigantescas comprometem cada vez mais os níveis de segurança necessários para os operários do subsolo, cujas vidas, abaixo de Deus, só dependem de si mesmos.
            Talvez venha das profundezas da terra uma das razões pela qual a Votorantim Metais costuma tratar seus funcionários como “colaboradores”, já que os operários da lavra subterrânea precisam de uma boa dose de senso de colaboração e muita coragem para trabalhar em um local tão arriscado. Pena que ao divulgar a nota oficial de imprensa sobre a morte de Fernando Custódio, a Ideia Comunicação, agência de marketing contratada pela Votorantim Metais, tenha ignorado este reconhecimento e relatado friamente o falecimento do “empregado Fernando Carlos Reis”. Ao comentar este fato, um colega da vitima lamentou: “É triste ver um colaborador vivo virar um empregado morto depois de dedicar a vida ao trabalho”.

                                               (Redação: Lando Lacerda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário