domingo, 26 de abril de 2015

Explicando a polêmica dos shows da Festa da Lapa



Respondendo interinamente pela Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, o padre Antônio Eduardo de Oliveira, pároco de Guarda-Mor, assumiu que foi ele quem não aprovou a realização dos shows da 134ª Festa da Lapa na Praça do Santuário. O próprio pároco fez questão de desmentir os rumores de que teria sido os festeiros que tomaram a decisão de impedir a realização do evento naquele local, contrariando a intenção do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Adilson Bastos. “A prioridade do Santuário é receber os devotos e romeiros no período da festa, o que seria dificultado pelo rigoroso esquema de segurança para os shows”, explicou o pároco.
         De acordo com padre Antônio Eduardo, o esquema de segurança para a realização dos shows exigiria o fechamento de todas as portas do Santuário e a instalação de cercados no entorno da praça para que as pessoas fossem revistadas ao entrar na área do evento e até na gruta Lapa Nova, que é visitada por milhares de romeiros. “Isto impediria o acesso dos devotos ao Santuário, principalmente dos peregrinos que vêm de longe empreendendo longas caminhadas para visitar Nossa Senhora da Lapa”, justificou.
O esquema de segurança funcionaria nas apresentações de todos os artistas contratados para a festa, inclusive no show religioso do padre sertanejo Alessandro Campos que, por estar mais em evidência na mídia, deverá atrair um grande público. “Fechar o Santuário e dificultar o acesso dos visitantes são medidas que contrariam a recomendação do Papa Francisco, que prega uma Igreja de portas abertas para os devotos”, concluiu o padre Antônio Eduardo.   
         Com a decisão do pároco, o secretário Adilson Bastos decidiu manter a tradição das atrações no estacionamento do ginásio Reni Soares da Cunha. Ele também contrariou as expectativas de que os shows poderiam ser realizados no encontro das avenidas Paracatu-Gustavo Rosa, onde aconteceu o Carnaval deste ano.

         De novo no Renisão, as atrações da 134ª Festa da Lapa terão início no dia 30 de abril, quinta-feira com o padre Alessandro Campos. No feriado de 1º de maio, sexta-feira, haverá show com o cantor Iury Flores e a dupla Mateus Ferraz & Vitória. A programação será encerrada no dia 2 de maio, sábado, com a dupla João Neto & Frederico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário