sexta-feira, 3 de julho de 2015

Orlando Fialho sobe

Após ocupar uma das diretorias da Ruralminas, o ex-prefeito de Vazante Orlando Fialho (PMDB) assumiu o cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, depois de ser nomeado, no último dia 13 de junho, pelo governador Fernando Pimentel (PT). Sua nomeação atendeu recomendação do vice-governador Antônio Andrade (PMDB) que aposta na capacidade do ex-prefeito para contribuir com a execução de projetos do Governo de Minas voltados para o homem do campo.
Nascido e criado na roça, Orlando Fialho demonstrou a sua grande afinidade com o meio rural nos quatro anos em que esteve à frente da Prefeitura de Vazante. Ele deixou o governo municipal aclamado como um dos prefeitos que mais investiu neste setor, com importantes obras nas estradas, construção de pontes, melhoria do transporte escolar e várias ações de incentivo aos produtores rurais. 
Seu carro chefe, o Programa de Apoio a Agricultura Familiar (PROAF), era bancado com recursos municipais e contemplava gratuitamente os pequenos produtores rurais com o serviço de aração e transporte de calcário, além de adubo e semente de milho. Hoje, os pequenos produtores de Vazante reclamam que foram esquecidos pela administração municipal após o governo de Orlando Fialho.
Em seu novo cargo, o ex-prefeito de Vazante vai atuar afinado com o secretário estadual de Agricultura João Cruz Reis Filho em todas as frentes do governo para o fomento da produção e consolidação da agropecuária mineira, acompanhando diretamente os trabalhos da própria Ruralminas, IMA, EMATER, EPAMIG e outros órgãos e setores governamentais afetos a agricultura e a pecuária no estado, além de promover as relações da secretaria com as entidades representativas da classe rural.
Com a sua reconhecida vocação para o social, Orlando Fialho está entusiasmado com a possibilidade de expansão das atividades dos pequenos produtores rurais do estado na próxima safra. Isto depois que a presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou o Plano de Safra da Agricultura Familiar para 2015/2016, com uma previsão de crédito de R$ 28,9 bilhões. Este valor vai aumentar significativamente a disponibilidade de recursos do  PRONAF para os agricultores familiares de Minas Gerais, que chegou a quase R$ 3 bilhões na safra passada.
Sem desconsiderar a força de Minas no agronegócio, Orlando Fialho chamou a atenção para alguns dados atuais da agricultura familiar no país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 70% do que chega às mesas dos brasileiros provém da agricultura familiar, sendo70% do feijão, 83% da mandioca, 69% das hortaliças, 58% do leite e 51% das aves.
Ainda de acordo com os dados do mesmo ministério, existem 4,3 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar em 4.963 municípios brasileiros, o que corresponde a 84% das propriedades rurais produtivas do país. Além de responder por 74% dos empregos gerados no campo (o dobro da construção civil), a agricultura familiar também foi responsável pela venda de 20.388 tratores entre 2008 e 2014, o que representou 31% das unidades produzidas naquele período no Brasil.
Para Orlando Fialho, o novo Plano de Safra da Agricultura Familiar pode representar mais alimento na mesa do povo mineiro, com maior redução da pobreza, desenvolvimento interiorizado e a convivência solidária entre o campo e a cidade em todas as regiões do estado. “Isto sem falar que os produtos da agricultura familiar são mais saudáveis, por conta do uso reduzido de agrotóxicos”, concluiu o subsecretário.
      (Reportagem: Lando Lacerda)

Um comentário:

Faça o seu comentário