quinta-feira, 18 de junho de 2015

Eleições 2016: Começam as "mexidas" em Vazante


Pouco mais de um ano para o encerramento do prazo para as coligações partidárias e escolha de candidatos das eleições de 2016, começam as “mexidas” políticas nos bastidores. Algumas são guardadas com maior sigilo e outras evidenciam, claro de acordo com a estratégia adotada por cada segmento. Neste “advento” é bom observar as alterações que envolvem principalmente os agentes que exercem cargos no executivo e legislativo, ex-governantes e postulantes a cargos, assim como os que participaram nos últimos processos eleitorais.
Em Vazante há três vertentes que devem ser monitoradas no dia a dia. Sendo:
*-   Dr. José Benedito (PHS) – prefeito municipal. Muitos acreditam que o partido pode não lhe oferecer mais a sigla para que se candidate à reeleição, pois as relações entre ele e a executiva partidária foram rompidas quando da demissão do secretário de saúde Marquinhos da House Bike, irmão da atual presidenta do Partido;
--   Dr. Jacques Soares (PSD) – candidato derrotado nas últimas eleições. Filiado ao partido, não teria qualquer problema em representar a sigla em uma candidatar, uma vez que o atual presidente Divino Boaventura é forte aliado político. Neste caso ha de se observar as filiações de líderes vindos de outros partidos como por exemplo, do PP, seu ex-partido, mas hoje nas mãos do Engenheiro Agrônomo Antônio Valeriano Corrêa. Até porque ha uma expectativa que o partido "caia" nas mãos do advogado Dr. Roberto Diniz (Soberana), que é forte aliado de Odelmo Leão - Deputado Federal e "mandante" do partido em Minas. 
--   Adilson Bastos (PMDB) - secretário de esportes, cultura e lazer.  Ligado diretamente ao prefeito Dr. José, ele estaria “impedido” de viabilizar-se dentro do partido, pois o primeiro nome para uma possível candidatura a prefeito seria Orlando Fialho, ultimo gestor municipal.
Outra mudança de partido que vem sendo cogitada é a de Belchior Beca (PSDB) que poderia estar indo para o PSB, partido presidido pelo empresário Marquinhos da House Bike e que conta com a maior bancada na Câmara Municipal: os vereadores Reginaldo Ferreira, Edgar Rosa e Tião Guimarães. PSB que conta em sua executiva o ex-vereador Cabo Augusto, o empresário René Rodrigues, o vereador Reginaldo Alves e o engenheiro Gilson Corrêa. O motivo da mudança de partido seria a faculdade que a legenda lhe oferece: condições reais de se candidatar a prefeito ou vice-prefeito.
Caso se confirme esta migração abrirá duas possibilidades da conjunção. Ou Belchior Beca vira pré-candidato a prefeito ou vice compondo com o presidente Marquinhos ou se torna um nome forte para compor a chapa como vice do atual prefeito Dr. José Benedito, eleito pelo PHS, mas que se tornou um partido de “domínio” do PSB. Belchior Alves de Araújo é atualmente um dos mais experiente político em exercício. Foi eleito com 506 votos em 2012 e soma 27 anos de carreira política cumprindo seu 6º mandato consecutivo de vereador e pela 3ª vez preside a Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário