quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pedro Antônio: Acabou-se o que era doce

ACABOU-SE O QUE ERA DOCE

Duas tragédias! Mariana e Paris. Assassinatos em ambas. Vários inocentes mortos.  Lá, a operação é de guerra. Aqui, vale uma multinha da qual ainda se poderá recorrer. Lamentável! Acabou-se o que era doce, acabou-se o que era rio! Acabou-se a vida do Rio doce. Cortaram seu curso, seu fio! Rio doce tão lindamente cantado pelo nosso poeta conterrâneo Zé Geraldo.
Qual foi a maior das tragédias não importa. Para qual das duas a imprensa deu mais ênfase também é irrelevante. Que foram duas tragédias previamente anunciadas que poderiam ter sido evitadas, isto sim. O Estado Islâmico vinha mandando sinais de que a França seria o alvo. Por aqui a mãe natureza, não é de hoje, manda seu recado de que a intervenção humana no meio ambiente só gera caos. A intolerância às diferenças e a ganância do homem pelo acúmulo de capital atingiram níveis máximos de saturação aqui, lá e em qualquer lugar do mundo. Isto é só o início do fim. Vem ai dias piores! Só temos uma válvula de escape para mudar o futuro do planeta que são nossas crianças, (Se conseguíssemos educá-las de maneira diferente, sem toda essa inversão de valores morais por materiais que fizemos até agora). Falta educação e começa a sobrar ostentação. Só as ensinamos a levar vantagem em tudo, certo? Perdemos o jogo. Aliás, a humanidade está perdida. Antes tínhamos medo de que a TV educasse nossos filhos. Hoje lhes compramos um smartfone e deixamos que as redes sociais cumpram essa tarefa. Ali é o melhor lugar para se aprender sobre futilidades e intolerância e é por ali que o EI recruta seus soldados.
As duas ocorrências foram muito bem planejadas. A de Mariana, talvez um pouquinho mais. Afinal, matar um rio de mais de 800 kms de extensão não é tarefa para qualquer um. Demandou tempo até que se acumulasse toda a tabela periódica em um reservatório capaz de matar ao mesmo tempo, gente, peixes, aves e animais. Oh meu Rio Doce, que tristeza vê-lo pura lama e a gente ribeirinha morrendo de sede te vendo passar! Nos resta ainda um pouco de esperança de ver o Doce recuperado pelo Salgado, o nosso fotógrafo maior Sebastião Salgado, como propõe o seu projeto apresentado recentemente ao Governo Federal. Torçamos para que dê certo e que outras minas e represas não sejam negligenciadas pelo país a fora.
Lamentamos pelas mortes das pessoas inocentes em Paris e em Bento Rodrigues; Pelas aves, peixes e animais dizimados. Sejamos solidários mas não hipócritas: Colhemos sempre o que plantamos. Precisamos melhorar nossas sementes, nossos corações, nossas mentes, para que possamos fazer um plantio melhor.
Sejamos intolerantes sim, mas contra a corrupção, a violência, a omissão do poder público, contra a falta de ética e moral e, principalmente, contra a impunidade destes assassinos de lá e daqui.


Pedro Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário